Dia desses, o Sidney (SGuerra Design) criador da capa do 10 Obeliscos, mandou mensagem perguntando se eu já tinha o ISBN (International Standard Book Number).
Respondi que ainda não tinha, mas que providenciaria para breve.
A minha ideia era a seguinte: publicar 10 Obeliscos no formato impresso em um prestador de serviços (gráfica) e publicar o e-book pela Amazon (Kindle) e também paperback (impresso) naquela plataforma. Então seriam 3 publicações.
Como eu sabia que a Amazon gera o ISBN automaticamente quando da publicação (e dá opção caso já se tenha o número), combinei com o Sidney: iniciarei a publicação na Amazon e, assim que for gerado o ISBN, envio o número para ele concluir a capa.
Experiente que é, o capista discordou, lembrando que somente o código ISIN é gerado por lá. Para concluir: a Amazon gera ISIN para e-book e o ISBN para o paperback.
Daí fiquei batendo cabeça. Vou ter de publicar na Amazon sem capa para ter o ISBN, fornecer o ISBN para o capista, receber dele a capa pronta e inseri-la na Amazon.
Foi quando me dei conta de uma informação bem bacana dada pelo próprio Sidney com a Laura Bacellar no canal Escreva Seu Livro, do YouTube. É possível vender livros já impressos pela Amazon, em vez de usar o serviço on demand daquela plataforma, que é um tanto caro, justamente por ser on demand, além da confecção ser nos EUA.
Questão resolvida! Contatei a bibliotecária da UNIBAVE, em Orleans-SC, e contratei o ISBN junto com a ficha catalográfica. O serviço deve ser entregue em 2 dias.